Tempo Comum

Orando com a Palavra: Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos…

 

biblia_velaO objetivo desta nossa conversa é levá-lo a ler e meditar com a Palavra de Deus através do antigo e comprovado método da Lectio Divina, que consiste em quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação.

E antes de iniciar a leitura desta página, peça o auxílio do Espírito Santo, Aquele que inspirou os autores sagrados a escreverem o que Deus quis, para que você entenda o quê e o para quê foi escrito. Oremos: “Ó vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis, acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso. Amém”.

Tomemos hoje do Evangelho segundo São Mateus (Mt 12,46-50), às vezes, usado em festas marianas. Leia-o três vezes seguindo o método da Lectio Divina. Leia também a passagem paralela no evangelho segundo São Marcos (Mc 3,31-35).

O que o texto diz? Que os irmãos (os parentes) de Jesus queriam lhe falar e não podiam por causa da multidão. Quem eram esses parentes? Apesar de alguns irmãos evangélicos mal-informados afirmarem, Maria não teve outros filhos senão Jesus. Os parentes aqui eram os seus primos, pois na língua usada naquele tempo não havia distinção entre a palavra primo e irmão. Os nomes desses primos estão descritos em Marcos 6,3: “Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não estão entre nós?” (cf. também em Mt 13,55). Note que está escrito “o filho” e não “um dos filhos” de Maria. O evangelista faz a referência em relação à mãe e não ao pai, coisa incomum, pois os filhos eram citados em relação ao pai (filho de Alfeu, filho de Simão…). No caso de Jesus, o evangelista quer ressaltar que Jesus não filho carnal de José e sim filho de Maria, Filho de Deus. E filho único. Outro ponto a favor é o do Evangelho de João, quando na hora da sua morte, Jesus entrega sua mãe ao discípulo amado (João evangelista) e não para outros filhos, caso Maria os tivesse. Confira ainda as várias passagens na Bíblia que usam a palavra “irmão” no sentido de primo ou até mesmo de parentes distantes (cf. Gn 13,8-14; 29,12.15; 31,23; 1Cr 23,21-23; 2Cr 36,10; 2Rs 36,10; 1Sm 20,29; Jz 9,23 Lv 10,4; Jó 19,13-14; 42,11).

Um breve esclarecimento sobre os quatro nomes citados por Marcos e Mateus. Os dois primeiros, Tiago e José, são citados como filhos de uma irmã de Maria (portanto, tia de Jesus), Maria, mulher de Cléofas (ou de Alfeu) (cf. Mt 27,56 e Mc 15,40). Simão foi o segundo bispo de Jerusalém depois de Tiago, e que o historiador Hegesipo declara que era filho de Cléofas, irmão de José (HE III,11). E por último, Judas, “irmão de Tiago” (cf. Jd 1,1), é o autor de uma das Cartas Católicas, a que está colocada em penúltimo lugar na Bíblia, logo antes do livro do Apocalipse. Resumindo: Eli (cf. Lc 3,23) teve dois filhos: José (esposo de Maria santíssima) e Cléofas (ou Alfeu, esposo de outra Maria). José é o pai putativo (legal) de Jesus, filho de Maria. Cléofas e sua esposa Maria tiveram quatro filhos: Tiago, José, Simão e Judas. Estes, portanto, são os “irmãos”, na verdade os primos de Jesus. É a primeira parte da lectio.

Ainda tomando a continuação do Avisaram então a Jesus e Ele aproveitou a ocasião para dar um ensinamento sobre o verdadeiro parentesco: “Aquele que fizer a Vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”

E o que o texto lhe diz? Pare e fique em silêncio, meditando sobre este parentesco com Jesus. Será que você pode se chamar de “irmão” ou “mãe” de Jesus? Ou melhor, a pergunta é: Você acredita que está fazendo a Vontade do Pai a ponto de ser reconhecido por Jesus como seu irmão, irmã ou sua mãe? Naquele tempo, Jesus apontou para os seus discípulos e disse: “Aqui estão a minha mãe, e meus irmãos e irmãs, porque aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mt 12,49b-50) Hoje, Ele olha para você e também lhe diz: “Aqui está o meu irmão…”

Oração
Continue em oração escutando o Senhor que amorosamente vem lhe falar do Seu grande amor por você. Escute-o dizendo o quanto lhe ama e deseja que você cumpra cada vez mais a Vontade do Pai na sua vida. Deixe que Ele lhe mostre as áreas de sua vida em que Ele deseja que você mude. Peça-lhe força, coragem e disposição para cumprir sempre a Vontade de Deus em meio aos desafios que você enfrenta. Suplique a ajuda poderosa de Maria santíssima, a serva fiel do Senhor.

No quarto passo da lectio, deixe que o Espírito Santo aja em sua alma, levando-o(a) à contemplação das maravilhas de Deus que nos faz uma grande família, filhos do mesmo Pai que está nos céus, filhos no Filho. O Pai que nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor e nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo. (cf. Ef 1,4-5)
Não se esqueça de tomar o seu caderno e anotar as principais graças que o Senhor lhe deu hoje e partilhar com os seus irmãos do Grupo de Oração ou Comunidade.

Ó Deus que, pela virgindade fecunda de Maria, destes à humanidade a salvação eterna, fazei-nos sentir sempre a sua intercessão, pois ela nos trouxe o Autor da vida.

Shalom!

José Ricardo F. Bezerra

Missionário da Comunidade de Aliança Shalom

Tópico: Quaresma

como rezar o pequeno oficio das horas

jose jucival dos santos 24-04-2015
padre eu gostaria desaber se tem horario certo para fazer as horações ou depende do meu tenpo que eu tenho por favor quero tirar esta duvida muito obrigado e sua benção.

sou diabetico

jose jucival dos santos 22-02-2015
padre sou diabetico e fasso isulinas 4 veses por dia e elas as veses minm deixa de mal estar sera q eu devo tentar este sacrifecio do jejum mesmo sabendo q posu pasar mal amem...

Re:sou diabetico

Equipe São Pio 23-02-2015
Querido José Jucival existem várias formas de fazer jejum na Quaresma, mas a Igreja é muito clara quando afirma que em condições de Saúde, orientação médica, você nao deve fazer algum jejum que faça mal a sua saúde. Então procura fazer outro jejum que não prejudique a sua saúde. Deus Abençoe

Novo comentário

Contactos

Padre Antonio Furtado peantoniofurtado2015@gmail.com