As boas relações de colaboração entre as prefeituras, dioceses e paróquias são de grande ajuda. Colaboração que, respeitando as devidas responsabilidades, deve ser confirmas, valorizada e aprofundada. Assim falou o Papa Francisco em sua audiência dessa manhã com os prefeitos de várias cidades italianas.
A Igreja – explicou o Pontífice – trabalha na sociedade à serviço das pessoas tendo como base o ensinamento de Cristo e “desejando desenvolver a sua missão educativa e caridosa na sincera colaboração com as Instituições do Estado para a promoção do homem e o bem do país”.
O exercício da autoridade - argumentou – tem sempre como objetivo conseguir o bem comum. Por isso, quanto mais percebam os cidadãos que os poderes são destinados a oferecer respostas às suas necessidades e tutelar os seus direitos, mais eles estarão dispostos a aceitar as indicações e ter um espírito de colaboração e respeito.
Finalmente, Francisco lembrou aos presentes que são chamados a pôr à disposição o seu profissionalismo e humanidade, seus conhecimentos e prudência “sem desânimo ou pessimismo, sabendo que não enfrentam questões abstratas, mas o rosto concreto de homens e mulheres, com seus problemas e esperanças".