Jovens do Brasil inteiro se preparam para Congresso Shalom

02-09-2015 09:30

CJS1Jovens de todo o Brasil irão se encontrar em Salvador (BA) entre os dias 18 e 20 de setembro. A cidade receberá o Congresso de Jovens Shalom. O evento de caráter formativo é destinado a um público de 12 a 32 anos. Os participantes contam que é uma experiência de viver a busca pela santidade na juventude.

A estudante de Fortaleza Ana Beatriz Vidal, 20, já participou de quatro Congressos de Jovens Shalom. Ela destaca que é uma experiência única. “O Congresso é uma experiência de sair de si, de conhecer pessoas de outros estados e compartilhar uma experiência de uma juventude diferente, a busca pela santidade e pela oferta de vida.”

O missionário da Comunidade de Vida Shalom, Daniel Augusto, 23, participou em 2012 do Congresso no Rio de Janeiro. Naquele ano, ele era vocacionado da Comunidade e viveu uma forte experiência com Deus e com o carisma Shalom. Decidiu ofertar sua vida a Deus e, três anos depois, está à frente do Projeto Juventude da Comunidade no Rio de Janeiro, organizando um grupo de 40 jovens para o CJS em Salvador. “Vale a pena. É uma experiência fantástica. Então, abre o coração e vamos juntos para o CJS.”

Os jovens que não têm recursos financeiros suficientes para ir ao Congresso também apostam na criatividade para não perder a oportunidade de estar com outros jovens. É o caso de Alexandre Campos, 26, de Belém (PA), que irá para o seu primeiro Congresso. Ele e outros amigos estão investindo em rifas e na venda de bombons regionais, como os de cupuaçu. “Como é meu primeiro Congresso, minha expectativa é de poder ouvir a vontade de Deus e experimentar mais do carisma”, conta.

Outro jovem que também se articulou para estar em Salvador com outros 10 amigos foi Rodrigo Maia, 20. Eles fabricaram doces e venderam para conseguir as passagens e a hospedagem. “A gente fabricava dindim e brigadeiro desde novembro do ano passado para podermos ir para Salvador, receber essa graça e levar o amor também.”

Michele e Gisele Paiva, 20, são gêmeas e vocacionadas da Comunidade e fazem parte da missão de Florianópolis. Elas desejaram participar do evento, mas não tinham recursos financeiros. Um benfeitor deu as passagens de avião para as jovens irem. A expectativa é viver algo novo, de acordo com Michele. “Sairmos de nossa cidade, conhecer pessoas e culturas diferentes. Viver uma experiência renovada com Deus”, destacou.

Sobre o CJS

Pela primeira vez, o Congresso será realizado fora do Brasil. Além de Salvador, irá acontecer em Assunção (Paraguai) o CJS Latino Americano de 27 a 29 de novembro. Em Paris (França) acontecerá o CJS Europeu de 20 a 22 de novembro. A organização é da Comunidade Católica Shalom. O evento é também uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá em Cracóvia, na Polônia, no próximo ano. Em 2014, o evento foi realizado em Fortaleza (CE).

A programação conta com missa, adoração ao Santíssimo Sacramento, pregação e momentos com shows artísticos e musicais, além de momentos de interação e convivência entre os jovens. O fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo, e a co-fundadora, Emmir Nogueira, estão entre os pregadores confirmados. O Missionário Shalom, que gravou o primeiro DVD no Festival Halleluya em julho, e a banda Alto Louvor estão confirmados como atrações musicais.

O Congresso de Jovens Shalom tem o objetivo de levar o jovem a crescer na experiência com Deus, através de direcionamentos dados pela igreja. O objetivo é que os jovens se tornem discípulos e missionários de Jesus Cristo, autênticas testemunhas da esperança e da verdadeira alegria.  Participam jovens do Brasil inteiro, de acordo com o assessor jovem da Comunidade Católica Shalom, Vitor Aragão.

Vitor Aragão destacou que o homem tem sede de pureza, em especial os jovens. “O tema da pureza de coração representa a grande sede que os jovens têm. Quando o jovem faz uma experiência de conversão, tem sede de viver um namoro santo. Até mesmo aqueles que não têm uma experiência com Deus, mas conhecem um casal da Igreja, que vive a castidade e a sede pela pureza, é algo que atrai.”

Em 2014, mais de 9 mil jovens, de várias nações, participaram do evento em Fortaleza para celebrar os 25 anos do “Projeto Juventude para Jesus”. O CJS de 2014 foi o primeiro de caráter internacional. Participaram jovens não somente da Obra Shalom, mas também de outros movimentos e dioceses.

 

Contactos

Padre Antonio Furtado peantoniofurtado2015@gmail.com